Terapia ocupacional
Atendimento personalizado
A clínica Neurofisio Intensiva é 100% dedicada à habilitação e reabilitação neurofuncional.
Infraestrutura moderna
Ocupamos uma área com 650 metros quadrados. Contamos com os mais diversos equipamentos, nacionais e importados.
Fácil localização
Localizada às margens da Rodovia Raposo Tavares, a Neurofisio Intensiva tem fácil acesso para todas as principais vias.
A Terapia Ocupacional aqui na Neurofisio Intensiva tem como objetivo a promover, restaurar ou ampliar a funcionalidade do indivíduo, proporcionando ao paciente a realização, de maneira independente, das atividades significativas em diferentes contextos. O tratamento é indicado para adultos e crianças que apresentem alterações cognitivas, afetivas, sociais, perceptivas e psico-motoras.
Por meio de avaliação inicial e reavaliações periódicas, o terapeuta ocupacional irá identificar os fatores que influenciam o desempenho ocupacional do sujeito, fazendo uso de diferentes ferramentas, como adaptações no meio ambiente, prescrição de órtese e tecnologia assistiva e treinamento funcional para ampliar a potencialidade do indivíduo.
Associada a terapia ocupacional, acreditamos no atendimento interdisciplinar, ou seja, num mesmo local o paciente recebe a prestação nas áreas da fisioterapia neurofuncional, fonoaudiologia, integração sensorial, psicopedagogia e psicologia. O que permite um alinhamento dos objetivos do tratamento e um constante acompanhamento da evolução do paciente.
Algumas atividades desempenhadas pelo Setor de Terapia Ocupacional da Neurofisio Intensiva são:
- Treino de Atividades de Vida Diária: durante os atendimentos são realizados treinos dessas atividades, como banho, uso do vaso sanitário, vestuário, alimentação, mobilidade funcional, cuidados com equipamentos pessoais, higiene pessoal, visando a independência e autonomia do indivíduo, utilizando ou não tecnologia assistiva.
- Estimulação de habilidades processuais/cognitivas: esta área de atuação contempla componentes cognitivos (atenção, memória, concentração, sequenciamento, iniciativa, organização, finalização, dentre outros) que trabalhados associados à função motora permite um melhor aprendizado.
- Estimulação de habilidades motoras: são estimuladas as funções motoras necessárias para realizar as tarefas do dia a dia. São utilizadas técnicas de manuseio, posicionamento, alinhamento, alongamento, fortalecimento, treino de coordenação motora, preensão, alcance, dentre outros.
- Estimulação sensorial: esta é a área de atuação que apresenta o enfoque de organizar o processamento dos estímulos recebidos pelo ambiente (visual, tátil, auditivo, gustativo, olfativo, proprioceptivo, vestibular, dor, sensibilidade para temperatura e pressão) visando um comportamento adequado ao contexto e aprendizagem plena.
- Prescrição e confecção de Tecnologia Assistiva: são recursos, metodologias e estratégias que visam promover o aumento, manutenção e melhora das habilidades funcionais do indivíduo. São exemplos: utensílios para alimentação adaptados (talheres, copos, pratos), mobiliários adaptados (mesa, cadeira), utensílios para higiene e autocuidado adaptados (cadeira de banho, escova de dentes, escova de cabelos), utensílios para vestuário adaptados (calçadeira, abotoador), dentre outros. A adequação postural é um ramo da tecnologia assistiva.
- Avaliação de Adequação postural: A adequação postural tem por objetivo proporcionar ao indivíduo maior conforto; aliviar pontos de pressão adequando a distribuição do peso corporal; incrementar as funções, sejam elas motoras, fisiológicas ou outras; proporcionar suporte corporal adequado; permitir alterações e ajustes.
- Prescrição e Confecção de órteses: são recursos utilizados com o objetivo de auxiliar o tratamento, prevenir contraturas e deformidades, e favorecer o desempenho funcional do indivíduo.