Cuevas Medek Exercise – CME
O Cuevas Medek Exercises (CME) é um método terapêutico desenvolvido pelo fisioterapeuta chileno Ramón Cuevas no início dos anos 70, voltado para crianças com alteração no desenvolvimento motor causada por síndromes não degenerativas. O programa é composto por mais de 600 exercícios que tem o objetivo de desafiar a criança contra a gravidade e o aparecimento de reações automáticas.
Geralmente os bebês adquirem o controle cervical por volta dos 4 meses, sentam entre os 7 e 9 meses, passam para a posição em pé com apoio entre 9 e 10 meses e andam entre 12 e 16 meses. Esse desenvolvimento acontece naturalmente em virtude de um “processo de organização genético do sistema nervoso central, onde este é programado a produzir sob a influência da força da gravidade”. A terapia CME visa justamente estimular o aparecimento dessas respostas automáticas do cérebro, independentemente da motivação e empenho do paciente.
O material utilizado é um conjunto de caixas e tábuas que se encaixam de diversas formas possibilitando uma infinidade de exercícios.
O CME pode ser aplicado a partir dos três meses de vida até que o paciente atinja a marcha independente, sendo o uso dessa terapia limitado de acordo com a altura e peso. É preciso destacar que antes de iniciar qualquer exercício é imprescindível realizar uma avaliação para identificar as funções motoras básicas ausentes, a partir disso são fixados alguns objetivos que devem ser atingidos nas 8 primeiras semanas de tratamento.
O Cuervas Medek Exercices é uma das técnicas disponíveis para tratamento de crianças com paralisia cerebral, síndrome de Down e outras síndromes ou distúrbios que causem atraso no desenvolvimento motor.