Acessibilidade e inclusão em teoria é direito de todos, afinal, ambos servem para a melhoria na qualidade de vida, independência e igualdade. Mas, na prática, sabemos que não é bem assim.
Basta se colocar no lugar de quem possui alguma deficiência e pensar “por que eu não posso fazer sozinho o que o outro faz? Por que eu preciso de ajuda e eles não?”. Ao se colocar no lugar do outro, percebermos que a inclusão e a acessibilidade são extremamente importantes para a sociedade nos dias atuais.
Um ótimo exemplo de lugar que se adaptou aos novos tempos e se preocupou com a acessibilidade para seus visitantes, foi o Parque Ecológico Imigrantes (PEI), localizado em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo.
Inaugurado em novembro de 2018, o parque promove uma ótima forma de relacionamento entre seu público e o meio ambiente. Por meio de rampas de acesso, bondinho em plano inclinado, plataformas, recursos eletrônicos de áudio (como a Trilha Sensorial na Mata Atlântica, por exemplo) e corrimãos adaptados, o PEI é referência quando se trata de acessibilidade.
Segundo a revista D+ (2019, pág. 56 e 57), “O acesso ao parque atende a norma brasileira ABNT NBR 9050 de acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.” É inegável que este é um projeto que dá certo, pois evidencia a importância de suas estruturas, valorizando assim, atividades de ecoturismo inclusivo, menor impacto, construção sustentável, educação ambiental, preservação das fontes de água, Mata Atlântica, Bioconstrução, entre outros.
Em resumo, o PEI é um exemplo a ser seguido por proporcionar a melhor experiência possível para seus visitantes. Conheça mais sobre o parque clicando aqui.
Foto: Estadão
Serviço
Endereço: Rodovia dos Imigrantes – Curucutu | São Bernardo do Campo – SP
Telefone.(11) 43480786
Email: contato@parqueecologicoimigrantes.org.br