Você sabe o que é a neuropatia periférica? Ela é mais comum do que se imagina. Essa condição afeta os nervos periféricos, responsáveis por encaminhar informações do cérebro e da medula espinhal para o restante do corpo, com isso há perda de sensibilidade, músculos não controlados, dor entre outros sintomas. Essa condição pode causar danos permanentes aos nervos.
Os sinais e sintomas dependem do nervo que foi lesado, outro fator é se a lesão afeta apenas um nervo, vários nervos ou o corpo todo “A neuropatia periférica pode agir de diversas formas, por isso os sintomas possuem essa variação” explica a fisioterapeuta da clínica Neurofisio Intensiva, Vanessa Macorini.
Alguns dos sintomas incluem formigamento, dormência e até dor. O formigamento pode ser percebido nos dedos do pé e mãos, podendo haver ainda perda da sensibilidade em que a temperatura, textura e até mesmo os membros (pé, pernas, braços) não são percebidos. Outros sintomas são problemas musculares e em órgãos (como estômago por exemplo).
Essa doença pode estar relacionada a outras, como câncer, HIV, diabetes, lúpos, hipotireoidismo etc. Nesses casos, antes de tratar da neuropatia periférica, deve-se tratar a doença que deu origem a neuropatia. O tratamento é feito em várias áreas entre elas está a fisioterapia e a terapia ocupacional (T.O).
A Neurofisio Intensiva conta com fisioterapeutas e terapeuta ocupacional, qualificados e preparados para o atender esses casos. O tratamento é feito para reabilitar o paciente, pois há complicações em atividades rotineiras como caminhar, abrir a porta, segurar objetos entre outros “É importante iniciar o tratamento logo após o diagnóstico, pois nele serão feitas terapias para ajudar no alivio da dor, restabelecer os movimentos que foram afetados ou perdidos, melhorar a coordenação, entre outros aspectos neuromotores” finaliza Macorini.