Independentemente de você ser um atleta ou um sedentário fazer alguns exercícios de alongamento faz muito bem aos músculos. Não há restrições. É uma prática para todos. Quando nos alongamos acontece o estiramento da fibra muscular, o que potencializa a articulação controlada pelo músculo. Assim, alcançamos um relaxamento que favorece também a flexibilidade dos músculos do corpo.
O alongamento é bastante praticado antes e depois de exercícios físicos, inclusive nas sessões de fisioterapia. Isso porque ele é capaz de preparar a musculatura, prevenir lesões, proteger os músculos e otimizar o desempenho. Além disso, alongar-se proporciona a consciência do próprio corpo, evita tensões musculares, previne problemas de saúde, favorece a coordenação motora, reduz o estresse, contribui para o alinhamento da postura, relaxa e causa bem estar.
Na Neurofisio Intensivatodos os pacientes fazem alongamento antes de iniciar cada sessão de fisioterapia, assim como a Maria Eduarda Melchior que precisa realizar alongamentos diários em decorrência de um encurtamento que possui na perna esquerda. De acordo com a fisioterapeuta Dayane Paião, o alongamento o músculo piriforme pode evitar problemas futuros e dores.
Há quem pense que o alongamento deve ser realizado somente antes ou depois das atividades físicas, mas isso é mito! Afinal, você pode se alongar por meio de movimentos simples onde quer que esteja, inclusive antes de iniciar um dia de trabalho. Mas é importante que os exercícios sejam executados corretamente para não prejudicar os tendões ou lesionar os músculos.