Por meio dos sentidos os bebês conhecem e interpretam tudo. O cheiro, o som, a cor e todas as percepções que os sentidos trazem para o cérebro instigam a criança a pegar, explorar e analisar. São esses estímulos que colaboram com a construção da noção do corpo e identidade. Assim, proporcionar ao seu filho estímulos sensoriais variados é extremamente importante para o desenvolvimento.
É necessário destacar que além dos já conhecidos cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e gustação), nós também temos outros dois: o sistema vestibular e o proprioceptivo. O primeiro está relacionado ao equilíbrio e informa ao cérebro a posição da nossa cabeça, o que orienta a posição do nosso corpo. O segundo está ligado à construção do mapa interno do corpo e é por meio dele que você sabe a posição das partes do seu corpo sem precisar olhar para elas.
Na Neurofisio Intensiva há uma sala de integração sensorial repleta de equipamentos, brinquedos e caixas sensoriais que são utilizados na estimulação das crianças. As atividades sensoriais proporcionam o desenvolvimento e valorização sensorial da memória, ajudam no desenvolvimento cognitivo: da linguagem, da motricidade fina e grossa, das capacidades de resolver problemas e da interação social. Além disso, são ótimos exercícios para acalmar bebês e crianças ansiosas.