Neurofisio Intensiva Presidente Prudente

Teste identifica atraso ou déficit no desenvolvimento motor de bebês

Você está grávida? Teve bebê há poucos meses?

Você sabia que em 2019 já foram realizados mais de 2.700 partos em Presidente Prudente/SP. Desse total 454 (16,3%) foram prematuros.

Cuidar de um recém nascido exige bastante dos pais. Agora, quando o bebê nasce antes do tempo é preciso tomar ainda mais cuidado com a sua saúde.

Um deles, por exemplo, é a incidência nos prematuros de atraso ou déficit no seu desenvolvimento motor.

Para identificar essa possibilidade existe um teste chamado TIMP (Teste Infantil de Desenvolvimento Motor), criado justamente para identificar atrasos ou déficits motores em crianças de até 4 meses de vida.

O teste é composto por 42 itens que avaliam com precisão os níveis de desenvolvimento da criança. São duas etapas que registram os movimentos espontâneos da criança e ajudam a analisar a resposta motora deles em diferentes situações.

Durante o processo são avaliados principalmente os membros superiores e inferiores e o controle que a criança tem do tronco e da cabeça.

Ele também pode diagnosticar precocemente possíveis problemas que a criança possa ter no futuro. Com isso, o bebê pode conseguir resultados muito satisfatórios durante o tratamento e as intervenções, garantindo ainda mais qualidade de vida para o pequeno. 

Além do diagnóstico precoce, o TIMP pode trazer tranquilidade à família, saber antes tira aquela dúvida que martela a cabeça dos pais: será que o meu bebê terá algum tipo de problema em seu desenvolvimento?.

Onde fazer? A especialista em fisioterapia neurofuncional Vanessa Macorini, da clínica Neurofisio Intensiva, está habilitada para realizar o TIMP. A prevenção e o tratamento precoce pode ser fundamental para o bom desenvolvimento das crianças, principalmente dos prematuros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x Close

Like Us On Facebook

WhatsApp Agende uma Avaliação