Neurofisio Intensiva

Terapeutas Da Neurofisio Intensiva Fazem Curso Do Treini

A Clínica Neurofisio Intensiva, licenciada do Programa NeuroStimulus, realizou nesse último final de semana o curso sobre a metodologia Treini. O treinamento foi ministrado pelo fisioterapeuta criador da técnica Renato Loffi e contou com a participação de toda equipe terapêutica da Neurofisio.

Esse método foi desenvolvido para ser utilizado no processo de habilitação ou reabilitação de crianças e adolescentes que tiveram lesões no sistema nervoso central e que apresentam dificuldade na manutenção de postura e movimento corporal. 

O protocolo de treinamento consiste em realizar o tratamento em 18 ou 36 meses em um ambiente terapêutico 

enriquecido de estímulos controlados, uso de exoesqueleto flexível, além de um programa de reabilitação (direto e indireto) com foco na melhora funcional e estrutural.

Esse tratamento vem agregar o trabalho que já é desenvolvido na clínica Neurofisio Intensiva, sendo indicado para pacientes com encefalopatia crônica da infância não progressiva (PC), atetose, ataxia, sequelas de AVC e traumatismo craniano, sequelas de traumatismo raqui-medular, espectro autista, síndrome de down e outras síndromes, mutações genéticas e outras disfunções neurológicas que causam déficits na manutenção de posturas adequadas e movimentos eficazes.

De acordo com Loffi, o Treini tem o objetivo de contribuir para o aumento da independência e autonomia durante a realização das atividades de vida diária, de lazer e recreação. Além de evitar a ociosidade promovendo a ocupação ativa e produtiva, facilitar a participação e acesso através da inclusão familiar e social e melhorar a qualidade de vida através do treinamento intensivo global.

O treinamento na clínica deve ser realizado de segunda a sexta-feira e tem tempo médio de três horas de duração. Por meio de um aplicativo, atividades complementares são feitas em casa pela família. 

O prazo para a intervenção terapêutica é de 3 anos. Durante esse período de tratamento, a orientação é que sejam realizados períodos de descanso, se possível, dieta equilibrada, além de reavaliações médicas.

Para a responsável técnica da clínica Neurofisio Intensiva, Vanessa Macorini, “a formação para as profissionais da clínica foi de grande importância. Vem agregar mais qualidade ao tratamento que já é realizado e dá uma nova possibilidade de sustentação e reorganização estrutural, com o exoesqueleto que se forma, auxiliando no desenvolvimento das atividades propostas, além de ser uma técnica que foi desenvolvida com muito estudo, embasamento científico, o que passa muita confiança em ser usada”.

Classificado como:
x Close

Like Us On Facebook

Tire suas dúvidas