Neurofisio Intensiva
27/03/2017

Indicações da eletroestimulação para reabilitação

Você sabia que a TENS é um dos procedimentos mais comuns e recorridos aos pacientes quando se trata de dores nas fibras musculares, pois é, se trata de um procedimento de neuroestimulação elétrica transcutânea de técnica não invasiva. É isso mesmo, nada de picadas indesejadas. Também é conhecida como um tratamento analgésico e muito utilizado na área da saúde por sua segurança, eficácia, não ter efeitos colaterais, sem contra indicações e ainda ser livre de drogas.
 
 
TENS são pulsos elétricos focados com três dispositivos de ação que estimula a liberação de endorfina, cria a parestesia local e bloqueia o sinal da dor ao cérebro (teoria dos portões). Além da dor, ainda é usado para estimular o relaxamento muscular, a melhora da vascularização no local de aplicação e efeito expressivo sobre o quadro de fadiga e redução da hiperatividade muscular. Essa emissão de correntes elétricas é de baixa intensidade e de alta frequência que diminui a percepção de dor do paciente.
 
 
Segundo a fisioterapeuta responsável da Clínica Neurofísio Intensiva, o uso do TENS é primordial para um bom desempenho das atividades em pacientes que sofrem com dores. Nossa paciente Roseli Liones sofreu um acidente de motocicleta e sentia muitas dores na região do ombro, peito e pernas, dificultando a prática das subsequentes atividades. Sendo assim a utilização do tratamento auxiliou de modo geral na maior mobilidade dos membros, proporcionando uma melhor performance na fisioterapia e uma recuperação mais rápida.
 
 
É crucial que a TENS não é recomendada para todo tipo de dor, logo, a análise de um fisioterapeuta é fundamental  para a utilização do aparelho. Geralmente o uso da TENS dura de vinte a quarenta minutos, sendo normal o paciente sentir um formigamento forte, porém, não doloroso. Para saber mais sobre a TENS desenvolvida pela Neurofisio Intensiva, entre em contato pelo telefone (18) 3916-6524 e agende um horário.

4 comentários em “Indicações da eletroestimulação para reabilitação

  1. Bom dia gostaria de saber quanto ajudá ó tens para ganhar um mais força na perna nó Joelho vamos dizer ô seguinte no músculo dá couxa até o joelho feito por um profissional da área

    1. Olá Erison!

      A TENS auxilia mais no relaxamento muscular e alívio de dores, no seu caso, para fortalecimento muscular existem outras correntes que irão ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x Close

Like Us On Facebook