Afasia: conheça mais sobre esse tema

Já imaginou não conseguir falar? Ter dificuldade em pronunciar as palavras? Afasia é o nome científico dado à perda da fala, seja em adultos ou em crianças. Essa perda da linguagem ocorre por uma lesão no sistema nervoso central que, na maior parte das vezes, ocorre do lado esquerdo do cérebro.

Os quadros clínicos de afasia são muito variados. Vão desde a dificuldade de articular bem as palavras até a perda total da linguagem oral e da capacidade de traduzir conceitos em palavras e de simbolização. Assim, a afasia não se manifesta somente na linguagem oral, mas também pode comprometer a escrita. Isso porque o indivíduo perde a capacidade de simbolizar, de traduzir o comando cerebral para a escrita. Em alguns casos, são capazes de escrever sob ditado ou de copiar, mas incapazes de ler o que escreveram. Em outros, trocam ou omitem letras, às vezes as vogais e às vezes as consoantes.

A afasia pode ter diversas causas, entre as mais comuns estão: Tumores, AVC, doenças infecciosas (como a meningite), doenças degenerativas (como a esclerose múltipla ou as demências), acidentes com traumatismo cranioencefálico, tensão metabólica (intoxicações) e epilepsia.
Como se pode perceber, a afasia é bem complexa e existem tipos diferentes, sendo as principais a de Wernecke e de Broca, a afasia  de condução e a  global.

Segundo a fonoaudióloga da Neurofisio Intensiva, Karla Lins, cada tratamento é muito específico e é necessário conhecer as condições do paciente para que sejam construídas pontes entre as habilidades que permaneceram e as que foram perdidas, valendo-se da plasticidade do sistema nervoso central. A plasticidade neuronal permite estabelecer novas ligações entre os neurônios.
No tratamento da afasia, a estimulação controlada, auditiva e visual, tem por objetivo ajudar a pessoa a construir cadeias para ultrapassar os déficits provocados pela lesão, de modo a tornar as palavras novamente disponíveis.