Neurofisio Intensiva Presidente Prudente

A importância do brincar para a criança

As férias chegaram e com elas as crianças têm mais tempo para brincar e muita energia para realizar as atividades. O brincar é importante na vida da criança. Segundo Vanessa Macorini, fisioterapeuta da clínica Neurofisio Intensiva “cada brincadeira desenvolve na criança habilidades, sendo elas motoras, táteis, visuais e auditivas para que todos os sistemas sejam desenvolvidos e aperfeiçoados”. Pensando nisso separamos algumas brincadeiras que vão estimular os pequenos e ao mesmo tempo divertir

Pular amarelinha

Esta brincadeira é simples e trabalha o equilíbrio e força. Ela pode ser feita em qualquer espaço ou situação, trazendo para a criança a noção de limite espacial (linhas que não podem ser tocadas), além de ser um ótimo treino para a percepção.

Jogos de tabuleiro

Jogos de tabuleiro possuem regras, limites e treinam o raciocínio lógico. Nesses jogos a criança aprende a ser menos impulsiva, pois tem que avaliar as possibilidades antes de fazer um movimento. Damas e xadrez são boas opções.

Jogos de montar

Juntar blocos para formar uma estrutura ou personagem é um ótimo meio de entreter e aguçar a criatividade e coordenação motora. Nesse tipo de atividade é importante atenção a capacidade de cada peça que pode ser empilhada e o que pode ser montado.

Pular corda

Um clássico que treina resistência, coordenação e fôlego. Pode ser feita em locais aberto com uma ou mais pessoas (dependendo do espaço e tamanho da corda).

Quebra-cabeças

Outro clássico que pode ser feito em grupo ou de forma individual. Nele é praticado o raciocínio e a percepção entre as peças e a imagem final que deve ser montada. Há quebra-cabeças com os mais variados números de peças e imagens.

Brincadeira do espião

Essa é realizada em duas pessoas, cada integrante da dupla observará bem a outra pessoa em seguida os dois viram de costas, cada um fará uma mudança no visual ou ambiente. Ai então ambos terão que descobrir o que foi mudado. Com isso desenvolve-se a atenção e a memória.

O interessante é explorar cada brincadeira e o que ela oferece para a criança em seu desenvolvimento. Seja para trabalhar a atenção, memória, resistência ou até mesmo a criatividade. É importante respeitar a capacidade e a individualidade do pequeno, tornando a atividade além de tudo divertida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x Close

Like Us On Facebook

WhatsApp Fale conosco agora